fbpx

TDH – Seu maior inimigo

Durante a pandemia, o diagnóstico de TDAH atingiu um recorde histórico…

E de acordo com um estudo recente realizado com 2.587 alunos do 6º ano em São Paulo, o uso intenso de mídia social torna duas vezes mais provável que eles desenvolvam TDAH .

Não só isso…

O tempo excessivo de tela e o uso de mídia social podem piorar os sintomas existentes de TDAH.

Como os videogames e plataformas de mídia social de hoje são projetados de forma a encurtar sua capacidade de atenção, eles treinam seus filhos a se concentrar por períodos cada vez mais curtos.

Junto com isso, os designers de videogame conseguiram projetar jogos de uma forma que deixa as crianças viciadas em dopamina.

Sempre que seu filho atinge um nível, ganha um distintivo de conquista, vence um chefe difícil ou um item raro no jogo, uma inundação de dopamina entra em seu cérebro.

Agora, se seus filhos encontrarem um jogo que seja MAIS interessante do que o mundo real…

Eles estarão em sua Zona de Foco enquanto jogam… E eles estarão em seu Parque dos Sonhos pelo resto do dia (sonhando com coisas que poderiam fazer no videogame).

Eles não acharão seus trabalhos escolares e tarefas interessantes, e eles procrastinarão e os evitarão a todo custo – eles podem até faltar à escola para poder jogar videogame.

Isso significa que eles estarão usando seus dons e habilidades para algo que realmente não os ajudará na vida (a menos que se tornem jogadores profissionais, o que poucas crianças fazem).

Por que isso acontece?

Em uma recente palestra nos EUA um especialista explicou que o vício (tanto em smartphones quanto em drogas) é o oposto de conexão.

Em outras palavras, ficamos viciados porque nos sentimos desconectados do mundo e das pessoas ao nosso redor.

Se houver uma conexão… Não há necessidade de vício.

Crianças que regularmente se envolvem em atividades emocionantes que alimentam seu interesse e se sentem conectadas aos seus amigos não têm tanta necessidade de se envolver em atividades de tempo de tela quanto crianças que sentem que não se encaixam no mundo.

É por isso que tirar o console de jogos ou o acesso wi-fi do seu filho, ou configurar controles parentais e limites de tempo de tela não são a solução definitiva para crianças com TDAH.

Eles vão gastar todo o seu foco e energia tentando encontrar maneiras de ser mais espertos que você e ter acesso a jogos e plataformas de mídia social.

Uma maneira muito mais eficaz de ajudá-los a sair das telas…

O que por sua vez os ajudará a desenvolver seu foco novamente…

O que tornará mais fácil para eles fazerem suas tarefas e trabalhos escolares…

É (1) construir uma conexão profunda com eles e (2) encontrar maneiras de tornar o mundo real mais interessante do que o mundo virtual.

Acerte essas duas coisas e você vencerá com sucesso seu maior inimigo que está piorando o TDAH do seu filho a cada dia.

E é exatamente isso que você aprenderá aqui!

Espero que tenha gostado deste conteúdo!

Gisele Romano

Deixe um comentaáio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bem-vindo ao Help Gi, sua fonte confiável de suporte e recursos para professores e coordenadores de escolas públicas e privadas.

Mídias sociais

HELP GI- Copyright ® 2024 - Todos os Direitos Reservados.